Recicla Sampa - Papel base das figurinhas da Copa não é reciclado em SP
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Papel base das figurinhas da Copa não é reciclado em SP

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Materiais contém silicone e precisam passar por processo especial de reciclagem . Foto: MichaelJayBerlin / shutterstock.com

Tecnicamente chamado de ‘liner’, aquele papel base das figurinhas apesar de ser reciclável na teoria não tem reciclabilidade na prática.

Ou seja, mesmo que você descarte corretamente, o resíduo vira rejeito nas esteiras de separação e vai parar no aterro sanitário.

Basicamente, este tipo de papel é fabricado em dois tipos e ambos contém silicone em sua composição. Não à toa seu nome popular é papel siliconado.

Por isso, eles precisam passar por um processo especial de reciclagem, executado por poucas empresas brasileiras.

E uma vez nos aterros sanitários, esses materiais em decomposição contribuem para a produção e emissão de gás metano, um dos vilões do aquecimento global.

Reciclagem de Liner

O liner é o papel base para qualquer adesivo fabricado no Brasil e até agora nenhuma grande fabricante implantou um projeto de logística reversa para minimizar o impacto ambiental das suas atividades.

De acordo com especialistas, o produto gerado a partir da reciclagem do liner é uma polpa celulósica com características muito superior às melhores aparas de reciclagem de papel e com muita semelhança ao produto virgem.

Reciclagem de Liner em São Paulo

Apesar de não existir um projeto de larga escala em andamento na capital, um casal da zona oeste da cidade resolveu se mexer e passou a coletar esses resíduos para encaminhar para a reciclagem.

A iniciativa começou pequena, no condomínio da gestora ambiental Patricia Meirelles e do economista Sergio Talocchi, e logo se espalhou pela cidade.

Agora, eles contam com uma página no Instagram, aceitam os resíduos de quem quiser enviar e já procuraram a fabricante das figurinhas da Copa para uma parceria, mas ainda não tiveram resposta.

O material recolhido é encaminhado para a Polpel, empresa de Guarulhos, cidade da Grande SP, que desenvolveu um método próprio de reciclagem do material.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Patricia Meirelles Coutinho (@movimentosobrenos)


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024