28 de Setembro de 2022,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Tecnicamente chamado de ‘liner’, aquele papel base das figurinhas apesar de ser reciclável na teoria não tem reciclabilidade na prática.
Ou seja, mesmo que você descarte corretamente, o resíduo vira rejeito nas esteiras de separação e vai parar no aterro sanitário.
Basicamente, este tipo de papel é fabricado em dois tipos e ambos contém silicone em sua composição. Não à toa seu nome popular é papel siliconado.
Por isso, eles precisam passar por um processo especial de reciclagem, executado por poucas empresas brasileiras.
E uma vez nos aterros sanitários, esses materiais em decomposição contribuem para a produção e emissão de gás metano, um dos vilões do aquecimento global.
Reciclagem de Liner
O liner é o papel base para qualquer adesivo fabricado no Brasil e até agora nenhuma grande fabricante implantou um projeto de logística reversa para minimizar o impacto ambiental das suas atividades.
De acordo com especialistas, o produto gerado a partir da reciclagem do liner é uma polpa celulósica com características muito superior às melhores aparas de reciclagem de papel e com muita semelhança ao produto virgem.
Reciclagem de Liner em São Paulo
Apesar de não existir um projeto de larga escala em andamento na capital, um casal da zona oeste da cidade resolveu se mexer e passou a coletar esses resíduos para encaminhar para a reciclagem.
A iniciativa começou pequena, no condomínio da gestora ambiental Patricia Meirelles e do economista Sergio Talocchi, e logo se espalhou pela cidade.
Agora, eles contam com uma página no Instagram, aceitam os resíduos de quem quiser enviar e já procuraram a fabricante das figurinhas da Copa para uma parceria, mas ainda não tiveram resposta.
O material recolhido é encaminhado para a Polpel, empresa de Guarulhos, cidade da Grande SP, que desenvolveu um método próprio de reciclagem do material.
Certificação coroa engajamento ambiental de alunos e professores da escola da zona leste
Prática afeta diretamente os catadores, cujas condições de trabalho se deterioram
Inserção permitirá que organizações do setor operem com menos burocracia
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo