Recicla Sampa - Projeto que recolhe tampinhas de plástico arrecada valor milionário
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Projeto que recolhe tampinhas de plástico arrecada valor milionário

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Valor será revertido para ajudar instituições de caridade. Foto: Piqsels.com

Uma iniciativa chamada Tampinha Legal conseguiu atingir mais de 1 milhão de reais em recursos dedicados a ajudar entidades assistenciais. A ação faz parte de um programa socioambiental da indústria recicladora de plástico e visa ajudar órgãos de caridade.

Para atingir o valor milionário foram recolhidas mais de 530 toneladas de tampas de plásticos espalhadas em mais de 2,8 mil pontos de coletas presentes nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e Distrito Federal.

De acordo com a coordenadora do projeto, Simara Souza, este é um resultado memorável. “É um trabalho inédito. Os expressivos números são resultado das ações modificadoras de comportamento de massa que propomos. O Tampinha Legal é a economia circular na prática e é a atitude de todos que faz a diferença no aumento de qualidade de vida”, afirma.

A ação já existe há quatro anos e o programa atua em diferentes ambientes sociais, como casas, comércio, órgãos públicos e empresas e beneficia mais de 280 entidades assistenciais.

“Além de tudo isso, atribuímos a devida importância ao plástico, que não retorna sozinho para lugar nenhum, levando-o de volta para a indústria e transformando-o em matéria-prima de novos produtos, destacando o seu valor”, diz Simara.

Participam da iniciativa entidades assistenciais do terceiro setor regularizadas como Apaes, Ligas Femininas, escolas, ONGs, asilos, associações, hospitais, entre outras. Com o valor arrecadado por meio do Tampinha Legal, os órgãos podem comprar medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal, materiais escolares, bem como custear tratamentos e exame de saúde humana e animal, melhorias na sede, entre outras ações.

Sobre o Tampinha Legal

O programa é uma iniciativa do Instituto SustenPlást, órgão que busca melhorias na valorização do plástico. A instituição também é criadora das ações Copinho Legal e Canudinho Legal, que arrecadam recursos com a coleta desses materiais e os destinam à caridade.

Fonte: Ciclo Vivo

Texto produzido em 18/11/2020


Últimas

Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024
Dicas de Reciclagem

Iniciativa instala pontos de coleta de lixo eletrônico em estações da CPTM

Pontos de Entrega Voluntária ficarão instalados em cinco estações até 29 de março

21/02/2024
Notícias

Reciclagem não é solução para crise do lixo plástico

Relatório revela que fabricantes reconhecem ineficiência da circularidade há décadas

20/02/2024
Notícias

Ministro Silvio Almeida recebe representantes dos catadores de recicláveis

Encontro discutiu importantes questões para os trabalhadores do setor da reciclagem

19/02/2024