Recicla Sampa - Rio Grande do Sul constrói prédio mais sustentável do país
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Rio Grande do Sul constrói prédio mais sustentável do país

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
O condomínio conta com um sistema de 130m² de painéis fotovoltaicos que terá a capacidade de gerar toda a energia elétrica necessária para manter a área condominial do prédio. Foto: Divulgação

Localizado no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o condomínio IDEA Bagé representa uma visão de um futuro ecológico, aliado à economia de recursos e conforto. O prédio é considerado o mais sustentável do país.

O condomínio conta com um sistema de 130m² de painéis fotovoltaicos que terá a capacidade de gerar toda a energia elétrica necessária para manter a área condominial do prédio e, ainda, até um terço da energia a ser consumida pelos 14 apartamentos que o compõem. Além disso, o empreendimento alia tecnologia e automação para o consumo consciente de água e energia, com chuveiros ecológicos, aplicação de Internet das Coisas (IoT) e fachada autolimpante. Com investimento inicial de R$ 8 milhões, o empreendimento tem previsão de finalização para dezembro deste ano.

De acordo com a Capitânia Investimentos Imobiliários, que trouxe esse novo conceito residencial, o sistema de aquecimento de água, por exemplo, se vale de tecnologia sustentável para transformar o calor do sol em água quente. Além disso, haverá utilização de lâmpadas LED em toda área condominial, portaria virtual autônoma e um sistema de internet que permitirá ao morador acompanhar em tempo real, por meio de aplicativo, o quanto está consumindo de água, gás e energia em seu apartamento.

Outro diferencial no prédio é a economia de água. Os chuveiros ecológicos de cada apartamento chegam a reduzir em até 60% o consumo.

“Para se ter uma ideia, os chuveiros normais costumam ter uma vazão que varia de 18 a 30 litros por minuto. O chuveiro que será instalado nos apartamentos do IDEA Bagé tem uma vazão constante de 10 litros por minuto, que atende aos requisitos de construções sustentáveis. Isso ajuda a diminuir o impacto negativo no ambiente, e ainda proporciona uma boa economia na conta de água todo mês, sem tirar a sensação de conforto do banho”, destaca Mauro Touguinha, engenheiro e sócio da Capitânia.

Fonte: Tem Sustentável

Texto produzido em 29/09/2020


Últimas

Notícias

Ministério anuncia ciclo 2026 da Lei de Incentivo à Reciclagem no Brasil

Mecanismo prioriza geração de renda e melhores condições de trabalho para catadores

14/01/2026
Dicas de Reciclagem

Descarte correto de material escolar pode gerar renda extra em SP

Cadernos, apostilas e folhas de papel branco são comprados por R$ 0,85 o quilo

13/01/2026
Notícias

Portarias reforçam economia circular e reciclagem no Brasil

Governo assegura estabilidade regulatória e oferece segurança jurídica para o setor

12/01/2026
Notícias

ExpoCatadores 2025 reafirma protagonismo da categoria em SP

Evento reforça papel estratégico da reciclagem popular no desenvolvimento sustentável

19/12/2025