29 de Outubro de 2020,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Estamos indo para o sétimo mês de quarentena e já mostramos no Recicla muitas mudanças de hábito dos brasileiros, como por exemplo, o idoso que começou a construir brinquedos recicláveis para os netos durante o isolamento social, as brincadeiras para se fazer com as crianças neste período em casa e até mesmo a transição para um consumo mais consciente após se deparar com tantos resíduos gerados no dia a dia.
Pensando nisso, uma marca catarinense pretende estimular o consumo mais sustentável entre as pessoas e de quebra incentivar a cultura "faça você mesmo". A Made By You pretende popularizar o artesanato e criou o kit 'handmand', do inglês "feito à mão", que contém produtos para crochê e tricô - junto com um manual de instrução.
Qualquer um pode adquirir o kit, mesmo que não saiba como começar um trabalho manual. São várias ideias de criação: bolsa, cachecol, vestido, cardigã, bata, blusão gorro, regata, entre outros. Cada item acompanha um kit handmade que contém novelos e acessórios em quantidades certas para a confecção da peça, sendo possível também escolher as cores.
Além disso, está incluso o “caderno de receita” com o descritivo impresso em papel reciclado que possui um QR Code com acesso ao tutorial através do aplicativo da marca, disponível para Android e IOS, com uma videoaula explicativa para tecer cada ponto da peça comprada.
“Acreditamos que democratizar o ‘fazer manual’ é uma revolução criativa para a construção de um mundo mais justo e plural. Queremos incentivar as práticas manuais para um público com pouco ou nenhum conhecimento, adotando o trabalho manual como hobby, intermediando-o como prática sustentável no ato de consumir e como hábito para o bem-estar”, revela Luana Esther Geiss, do Marketing da Made by You.
No site da iniciativa, além dos kits, são vendidos os novelos de forma avulsa com diversas composições, o material é feito com fios veganos. As embalagens da Made by You são sustentáveis e certificadas para fazer a logística reversa após o consumo, contribuindo com o aumento da reciclagem no país. E para ser mais sustentável ainda, a cada kit vendido, uma árvore será plantada em colaboração com o Projeto Coral de Minas, que tem o objetivo de reflorestar áreas devastadas em Santa Catarina, estado que a marca está localizada.
Fonte: Tem Notícia
Texto produzido em 14/09/2020
Certificação coroa engajamento ambiental de alunos e professores da escola da zona leste
Prática afeta diretamente os catadores, cujas condições de trabalho se deterioram
Inserção permitirá que organizações do setor operem com menos burocracia
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo