Cientistas encontram microplásticos em frutas e legumes

24/08/2020

Imagem - A razão do aparecimento desses microplásticos está relacionada com a chuva absorvida pelo solo das plantações. Foto: Pexels

A razão do aparecimento desses microplásticos está relacionada com a chuva absorvida pelo solo das plantações. Foto: Pexels

O Recicla Sampa já noticiou que pesquisadores encontraram microplásticos no corpo de animais como os pinguins. Agora, segundo um estudo publicado em um importante informativo científico, o "Environmental Research", pequenas partículas de plásticos foram encontradas em alimentos do nosso dia a dia, como alface, brócolis, batata e pera.

De acordo com os cientistas, a razão do aparecimento desses microplásticos está relacionada com a chuva absorvida pelo solo das plantações que foram analisadas.

Matéria da BBC News aponta que isso acontece porque essas pequenas partículas de plásticos estão nos oceanos, evaporam e sobem até as nuvens, formando a chuva e, em seguida, entram em contato com a terra e as raízes das plantas.

Os pesquisadores também constataram que as frutas possuem maior grau de contaminação do que os vegetais. Eles deduzem que isso pode acontecer porque as árvores frutíferas são mais antigas e possuem raízes maiores e mais profundas. No entanto, as cenouras também se mostraram altamente poluídas com os microplásticos, juntamente com as maçãs.

Já uma outra publicação de outro informativo científico, o "Nature Sustainability", pesquisadores chineses e holandeses divulgaram que os microplásticos podem ser absorvidos pelas raízes do alface e do trigo e sugados para todas as partes comestíveis.

Com todas essas informações, o mais urgente a se fazer é repensar o uso do plástico em nosso cotidiano para minimizarmos os impactos ambientais que ele tem causado no mundo.

Fonte: Hypeness

Texto produzido em 17/07/2020

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados