07 de Agosto de 2020,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em primeira votação o projeto de lei (PL) que pretende multar em até 500 reais o morador que jogar bitucas de cigarros nas ruas e calçadas da capital paulista.
Para entrar em vigor, o PL ainda precisa ser aprovado em segunda votação e, posteriormente, ser sancionado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB). A iniciativa é do vereador Rinaldi Digilio (PSL). O político ressaltou que a poluição no município se dá em razão do descarte incorreto das pontas de cigarro. Nesses tempos de pandemia, ele disse que jogar no chão é ainda mais perigoso, pois há a possibilidade de transmissão do Coronavírus por meio da saliva.
“As bitucas são hoje os itens mais varridos da nossa cidade. E, pior do que isso, cada uma demora uma década para se decompor. Jogar no chão é algo cultural, nem se entende aquilo como lixo. Mesmo a cidade tendo 100 mil lixeiras, as bitucas acabam indo parar no chão. Somente com a multa é possível mudar essa irresponsabilidade do descarte. Sem contar que, durante a pandemia, existe mais risco, uma vez que quem entrar em contato com o cigarro usado pode estar exposto ao contágio do vírus”, explicou ao jornal Agora.
De acordo com informações de 2014 da ONG Rede Papel Bituca, na cidade de São Paulo, são descartadas cerca de 34 milhões de bitucas de cigarro diariamente nas ruas. Para se ter uma ideia, a quantidade é equivalente a 1,7 milhões de maços que poderiam preencher um espaço de um apartamento de 70 metros quadrados.
O cigarro é considerado um material de difícil reciclagem, pois possui um filtro de acetato de celulose que não é biodegradável e pode demorar até 10 anos para se decompor.
Se o projeto for sancionado, os valores arrecadados com as multas serão destinados ao Fundo Municipal de Limpeza Urbana.
Fonte: Agora São Paulo
Texto produzido em 14/07/2020
Organizamos um passo a passo para ajudar a população da capital paulista
Veículos representam avanço significativo para logística de coleta de resíduos em SP
Vinte e cinco estações coletoras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade
Objetivo é reduzir dependência do mercado nacional e incentivar reciclagem no Brasil