Recicla Sampa - Pesquisa aponta que 90% dos brinquedos do mundo são feitos de plásticos
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Pesquisa aponta que 90% dos brinquedos do mundo são feitos de plásticos

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Cerca de 1,38 milhão de toneladas de brinquedos de plástico serão produzidos no Brasil entre 2018 e 2030. Foto: Freepik

Uma pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Química Verde, Sustentabilidade e Educação (GPQV), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), aponta que cerca de 1,38 milhão de toneladas de brinquedos de plástico serão produzidos no Brasil entre 2018 e 2030. Além disso, as embalagens dos produtos também fazem parte do problema, pois são feitas de plástico e precisam ser descartadas corretamente. O estudo estimou a geração de 582 mil toneladas de embalagens no mesmo período no país. 

Segundo a diretora executiva do Instituto Alana, Isabella Henriques, a publicidade feita diretamente para a criança estimula um consumo "não refletido", uma vez que os pequenos ainda não conseguem identificar que o conteúdo publicitário é uma mensagem comercial e elas podem confundir como uma simples comunicação de entretenimento.

“As crianças estão aprendendo um consumo que não é consciente. Quando elas ganham um produto em um momento de impulso, dois dias depois vão querer outro brinquedo que está sendo anunciado e isso vira um ciclo”, esclarece.

De acordo com a diretora, o Instituto Alana defende o fim de qualquer direcionamento de mensagens publicitárias para crianças, inclusive dos brinquedos de plástico. “Nós entendemos que essas mensagens comerciais deveriam ser dirigidas aos adultos que detêm o poder de compra. Os pais também podem conversar com as crianças sobre qual é a melhor forma de fazer o consumo dos produtos que são anunciados”, esclarece.

Isabella ainda ressalta que a legislação no Brasil proíbe o direcionamento de mensagens publicitárias para crianças, mas essa lei muitas vezes não é respeitada. “Infelizmente o que nós vemos todos os dias é uma avalanche de comerciais voltados a elas”.

Ainda de acordo com a pesquisa, 90% dos brinquedos no mundo são produzidos a partir de materiais plásticos e muitos deles contêm substâncias tóxicas para crianças.

Fonte: Criança e Consumo e Sagres Online

Texto produzido em 28/09/2020


Últimas

Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024
Notícias

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente começa no Quênia

Encontro busca definir prioridades e desenvolver legislação ambiental internacional

26/02/2024
Notícias

Indicadores da coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024