16 de Abril de 2020,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Entreter as crianças em casa durante a quarentena é uma tarefa divertida e ao mesmo tempo desafiadora. Que tal aproveitar esse tempo de isolamento social com os pequenos para colocar em prática atividades sustentáveis?
O Recicla separou 7 dicas para garantir a diversão com os pequenos durante o período de confinamento. Confira:
Se em sua casa você ainda não tem lixeiras para separar os resíduos recicláveis do comum, essa quarentena é uma boa oportunidade para você começar a praticar a coleta seletiva junto com seu pequeno. Para ficar ainda mais divertido, em cima de cada cesto, peça para seu filho desenhar e pintar o símbolo do reciclável ou os materiais que podem ser descartados ali. Peça para que ele faça o mesmo com o lixo comum.
Brinquedos que não fazem mais parte da rotina podem ser facilmente doados. O difícil será encarar os ‘rostinhos’ deles que, ao saberem da doação, demonstram apego pelo item que um dia teve um grande valor sentimental.
“Meus filhos tinham uma piscina de bolinhas que eles adoravam, mas com o tempo ficou esquecida. Eles não queriam doar, mesmo não brincando mais. Explicamos que ao enviar a piscina para outra criança, elas deixariam outra pessoa feliz”, diz a pedagoga Paula Takahashi.
Montar brinquedos recicláveis com seus pequenos vai muito além da diversão. Para a engenheira de alimentos, Nadine Miranda e suas filhas, Luana e Maia, é o momento mais propício para falar sobre preservação do meio ambiente e não adquirir produtos sem necessidade. É nessa hora também que as meninas deixam a imaginação rolar solta e criam apetrechos criativos.
“Já construímos castelos de papelão e de tampinhas”, contam.
Além de estimular o lado criativo, construir brinquedos recicláveis ajuda a desenvolver a coordenação motora da criança. Quer aprender a fazer um futebol de mesa e outros brinquedos? Nós ensinamos aqui.
Faça uma tabela com diversas tarefas simples e sustentáveis que fazem a diferença no dia a dia em casa e coloque um espaço para marcar quais delas foram feitas pelas crianças. Por exemplo: apagar a luz antes de sair, fechar a torneira enquanto estiver lavando a mão ou escovando os dentes, tomar banhos rápidos, jogar o resíduo reciclável no cesto certo. Cada vez que uma tarefa for realizada, o pequeno ganhará um pontinho e no final do mês você pode recompensá-lo com uma surpresa que ele goste.
Aproveite os alimentos que não estão sendo tão consumidos e estão próximos do prazo de validade na geladeira e faça pizzas caseiras contando com a ajuda do pequeno. Explique à criança que ações como essas são necessárias, pois, por ano, a família brasileira joga 128 quilos de comida na lixeira, sendo que aproximadamente 40% desse peso corresponde ao arroz e feijão. Os dados foram revelados por meio de uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Crianças costumam consumir muitos sucos de caixinhas individual durante o recreio da escola, vale lembrar que depois esses produtos viram resíduos. Que tal aproveitar esse tempo em casa e incentivar os sucos naturais feitos na hora e servido em copos retornáveis?
Alguns filmes que assistimos na infância marcam a nossa memória. Mais do que isso: ensinam e despertam nas crianças o interesse por diversos assuntos, inclusive para o meio ambiente. Separamos cinco animações que podem ajudar a garotada a aprender e querer vivenciar experiências sustentáveis. Agora, é só estourar a pipoca e começar a sessão.
A história começa com Ted, um morador de uma cidade toda feita de plástico que nunca viu uma árvore. Ao se apaixonar por Audrey, Ted começa uma jornada para realizar o grande sonho da vida dela: ver uma árvore de perto. Assista ao trailer.
A animação japonesa conta a história de uma princesa pacífica, Nausicaä, que luta para que a ganância humana em depredar os recursos naturais não chegue ao seu reino. Essa obra está disponível na Netflix.
O desenho conta a história de animaizinhos que vivem em uma área arborizada próxima a um condomínio fechado. Os animais se aventuram no condomínio para pegar comida e são vistos como intrusos por uma moradora. A animação questiona sobre os espaços que são invadidos pelas novas construções dos humanos e a extinção dos habitats naturais dos animais. Assista ao trailer aqui.
O filme conta a história de um robô criado para limpar a Terra, que está cheia de lixo. O personagem se apaixona por EVA, uma outra robôzinha que tem a missão de encontrar plantas no nosso planeta. O ano é 2100 e o planeta está devastado. Wall-E decide seguir EVA e os dois vivem grandes aventuras que podem mudar o destino da humanidade. Assista ao trailer aqui.
A abelhinha Bee Movie acha muito chata a vida de colhedora de mel e resolve se aventurar pela cidade. Ele descobre que os humanos consomem mel de maneira desenfreada e decide processar a humanidade. Com isso, a animação traz a questão do respeito aos animais e a maneira que os alimentos são extraídos de forma predatória. Vale a pena assistir. Assista ao trailer aqui.
Fonte: Pequenas Escolhas e Adoro Cinema
Texto produzido em 15/04/2020
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos