Recicla Sampa - Pesquisadores criam enzima natural que recicla plástico PET em horas
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Pesquisadores criam enzima natural que recicla plástico PET em horas

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
"É um verdadeiro avanço na reciclagem e fabricação de PET", disse um dos cientistas. Foto: Racool studio / Freepik

Em torno de 359 milhões de toneladas de plásticos são fabricadas por ano em todo o planeta. Desse montante, entre 150 e 200 milhões de toneladas seguem para aterros sanitários ou para o meio ambiente.

Entre os tipos, o plástico que mais é descartado é o PET, usado para produzir a maioria das garrafas de bebidas, com quase 70 milhões de toneladas fabricadas por ano, no mundo.

O PET é reciclável, porém o processo demanda muita energia. Pensando nisso, cientistas de uma companhia francesa de biotecnologia, a Carbios, em parceria com a Universidade de Toulouse, criaram em um laboratório uma enzima encontrada na compostagem de folhas que consegue quebrar as partículas do plástico PET de maneira muito rápida.

A descoberta foi divulgada na revista científica Nature. De acordo com os cientistas, a enzima consegue degradar cerca de 90% do plástico em apenas 10 horas (lembrando que o material demora 400 anos para se decompor).

“É um verdadeiro avanço na reciclagem e fabricação de PET. Graças à tecnologia inovadora, a indústria do setor se tornará verdadeiramente circular”, afirma Saleh Jabarin, professor da Universidade de Ohio e membro do Comitê Científico da Carbios.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores levaram mais de 10 anos para conseguir chegar ao processo final. Foram estudados cerca de 100 mil organismos para conseguir decompor o plástico.

A empresa Carbios disse que já trabalha com outra empresa de biotecnolgia para fazer a enzima em larga escala daqui a poucos anos. Multinacionais como a Pepsi e a L'Oreal também participaram dos investimentos para as pesquisas e desenvolvimento da descoberta.

Fonte: Conexão Planeta

Texto produzido em 13/07/2020


Últimas

Notícias

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente começa no Quênia

Encontro busca definir prioridades e desenvolver legislação ambiental internacional

26/02/2024
Notícias

Indicadores da coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024
Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024
Dicas de Reciclagem

Iniciativa instala pontos de coleta de lixo eletrônico em estações da CPTM

Pontos de Entrega Voluntária ficarão instalados em cinco estações até 29 de março

21/02/2024