Tecnologias podem solucionar problema ambiental causado por resíduos

18/12/2020

Está no ar o Podcast Recicla Sampa. Uma websérie com 12 episódios audiovisuais inéditos sobre reciclagem e sustentabilidade. Cada conteúdo traz um especialista na área ambiental. Em um tom informal e descontraído e com muitas informações relevantes, o apresentador Cazé Peçanha e o jornalista americano Matthew Shirts levam as principais questões que permeiam u universo de resíduos hoje em dia.

Entre os convidados está Suzana Kahn Ribeiro, que contém um vasto currículo na área ambiental. Ela é especialista em transporte e redução de emissão de gases na atmosfera. É docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde implantou uma agenda verde com carros elétricos e fontes de energia limpa, e já foi subsecretária de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, de 2010 a 2013.

Em um papo de cerca de 40 minutos sobre novas tecnologias a favor da reciclagem, a especialista falou sobre os efeitos das mudanças climáticas e sobre a gestão de resíduos na capital fluminense.

Imagem - Suzana também falou sobre questões de resíduos no Rio de Janeiro. Foto: Recicla Sampa

Suzana também falou sobre questões de resíduos no Rio de Janeiro. Foto: Recicla Sampa

“Não só no Rio, mas também em outros locais é um desafio implantar novas tecnologias em relação ao tratamento de resíduos, pois encontramos resistência de grupos que são contrários às mudanças”, disse Suzana em conversa com a dupla de apresentadores.

Para a profissional, as novas tecnologias ajudam a dar um novo conceito ao resíduo, como por exemplo a possibilidade de transformá-lo em outro produto, e elas solucionam questões urgentes no que compete aos efeitos das mudanças climáticas.

“A maior parte da população mundial está nas cidades e isso acarreta em 60 a 70% do consumo de energia e, consequentemente, em cerca de 70% das emissões de gases de efeito estufa. Então, todo nosso consumo e pós-consumo está associado a esses números. Devemos ressignificar nossos resíduos e reutilizá-los de alguma maneira para solucionar essas questões”.

Esses e outros assuntos, como como o papel do mundo acadêmico nas soluções dos resíduos ambientais são alguns dos temas que serão abordados por Suzana Khan, profissional que também é considerada a precursora em estudos de mudanças climáticas no Brasil.

Confira acima o conteúdo na íntegra.

Outros convidados

Além da profissional, outras personalidades da área ambiental, altamente engajadas, farão parte da Websérie do Recicla:

- Andrea Alvares, vice-presidente de marca, inovação, internacionalização e sustentabilidade da Natura;

- Amanda Cruz, embaixadora na ONU e Idealizadora do Climathon Brasil e Perifa Sustentável;

- Carioca, presidente da Cooperativa de Coleta Seletiva de São Paulo;

- Carlo Pereira, diretor-executivo do Pacto Global da ONU;

- Carlos Antônio, catador;

- Carlos Roberto Vieira da Silva Filho, diretor-presidente da ABRELPE;

- Luciano Loubet, promotor de Justiça (MS);

- Mateus Mendonça, sócio-diretor da Giral;

- Mundano, Criador do PIMP MY CARROÇA;

- Paulina Chamorro, jornalista ambiental;

- Ricardo Abramovay, professor de Filosofia da USP;

Texto produzido em 11/12/2020

Tags: entrevistas, matérias, vídeos
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados