26 de Outubro de 2020,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Muita gente ainda não sabe, mas existem máquinas que coletam recicláveis instaladas em vários locais de São Paulo, como nas estações de metrô. Ao inserir os resíduos nessas tecnologias que receberam o nome de Retorna Machine, a pessoa participa de um programa de pontos que oferece descontos no transporte público, na fatura de energia elétrica, na recarga de telefones celulares pré-pagos e em livros.
A iniciativa começou em setembro de 2015 e desde então já foram recolhidas mais de 5 milhões de embalagens. A ação foi desenvolvida pela Triciclo, empresa ambiental focada em gestão de resíduos.
As máquinas recebem garrafas, latas de alumínio, embalagens longa vida e outros recipientes. Depois, o material passa por uma triagem e é enviado para cooperativas ou empresas recicladoras.
Felipe Cury, diretor-executivo e um dos fundadores da empresa, explicou à Folha de S.Paulo que a ideia foi inspirada em iniciativas europeias e asiáticas. No estado de São Paulo, existem 32 máquinas instaladas. Elas ficam em espaços públicos ou privados. “Além de beneficiar o lado econômico, as pessoas acabam se conscientizando da importância delas para o meio ambiente”.
De acordo com o diretor, as máquinas mais procuradas são as localizadas no metrô, nas estações da Luz e da República, ambas da Linha 4-Amarela. Cerca de 15 mil embalagens são entregues por mês em cada uma.
Fonte: Folha de S.Paulo
Texto produzido em 27/03/2020
Região central conta com novos pontos de coleta exclusivos para as guimbas
Greenpeace e CIEL alertam sobre o peso desproporcional da indústria nas negociações
Programação inclui oficinas, palestras e feira de negócios voltadas à cadeia da reciclagem
Embalagens descartáveis dominam mercado e dificultam avanço da economia circular