Recicla Sampa - Volume de plásticos no mar pode quadruplicar até 2040
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Volume de plásticos no mar pode quadruplicar até 2040

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
A previsão é que mais de 600 milhões de toneladas do material sejam encontradas nos oceanos caso nenhuma medida seja tomada. Foto: Freepik

Até 2040, a produção de plásticos no mercado consumidor dobrará enquanto o volume do material que será encontrado nos oceanos quadruplicará, atingindo mais de 600 milhões de toneladas, caso não sejam aplicadas medidas urgentes. Os dados são de estudo realizado pelas ONGs ambientais Pew Charitable Trusts e a SYSTEMIQ, junto com a Fundação Ellen MacArthur, Universidade de Oxford, Universidade de Leeds e Common Sean, chamado Breaking the Plastic Wave.

Como orientação, a Fundação Ellen MacArthur estabelece ações claras e urgentes, confira:

“O estudo Breaking the Plastic Wave traz um nível de detalhes sem precedentes sobre o sistema global de plásticos e confirma que, sem que haja uma mudança fundamental, até 2050 os oceanos podem conter mais plásticos do que peixes. Para combater o desperdício e a poluição por plástico, temos que intensificar os nossos esforços radicalmente e acelerar a transição para uma economia circular", afirma Ellen MacArthur, fundadora da Fundação Ellen MacArthur.

"Precisamos eliminar os plásticos dos quais não precisamos e reduzir significativamente o uso de plástico virgem. Precisamos inovar para criar novos materiais e modelos de reuso. E precisamos de melhor infraestrutura para garantir que todos os plásticos que nós usamos circulem na economia e nunca se tornem resíduo ou poluição. A questão não é se uma economia circular para o plástico é possível, mas sim o que faremos juntos para que se torne realidade”, completa. 

Fonte: Correio Braziliense

Texto produzido em 05/08/2020


Últimas

Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024
Notícias

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente começa no Quênia

Encontro busca definir prioridades e desenvolver legislação ambiental internacional

26/02/2024
Notícias

Indicadores da coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024