Recicla Sampa - Boticário constrói lojas com 3 toneladas de plástico reciclado
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Boticário constrói lojas com 3 toneladas de plástico reciclado

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Uma das unidades fica próxima ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Foto: Divulgação

O Grupo Boticário tem o objetivo de aumentar a sustentabilidade e reciclagem na empresa. Por meio de um projeto piloto, a empresa instalou uma loja "pop-up" sustentável no Parque Ibirapuera, na capital paulista a partir de 3 toneladas de plástico reciclado, utilizados para construir desde o piso até as paredes.

Além da unidade localizada próxima ao Portão 10 do Parque, o grupo de perfumarias abrirá mais oito unidades pelo país: duas no Paraná, duas no Rio Grande do Sul, três em São Paulo e uma no Ceará. No parque de São Paulo, a loja possui 47,5 metros quadrados e vende produtos da linha sustentável do Boticário, seja na composição ou na embalagem. Todas as unidades funcionarão por 45 dias e estão abertas durante a temporada de vendas de Natal.

De acordo com André Farber, vice-presidente de negócios e franquias da companhia, uma das propostas é mostrar para o consumidor o programa de logística reversa do grupo. Todas as 4 mil lojas da empresa funcionam como pontos de coleta de embalagens de cosméticos - tanto de produtos da marca quanto de concorrentes. Parte do material reciclável recolhido nesse projeto será usado para construir as demais unidades temporárias.

Segundo Farber, a sustentabilidade é um objetivo para toda a cadeia do Grupo. A proposta é ampliar a reutilização dos materiais aos poucos. "Nosso compromisso é ampliar a sustentabilidade em nossa cadeia, sempre que for possível. A ideia é que todas as novas versões de produtos se mostrem um pouco mais sustentáveis do que as anteriores", explica o executivo.

Concorrência

De acordo com o consultor em marcas, Jaime Troiano, da empresa Troiano Branding, embora a Natura, principal concorrente da Boticário, seja conhecida por sua sustentabilidade, é natural que o Boticário caminhe para um protagonismo nessa área. "Esse território do meio ambiente é coletivo, não pertence mais a uma ou outra marca", diz.

"Todo mundo está falando da defesa da Amazônia. O assunto não é mais uma propriedade individual. Abordá-lo hoje é obrigação de todos", finaliza.

Fonte: Exame

Texto produzido em 13/11/2020


Últimas

Notícias

Agostiniano Mendel sedia 2º Congresso Nacional Escolas Lixo Zero

Colégio de SP é o primeiro de grande porte com a certificação ambiental no Brasil

25/04/2025
Notícias

Decreto autoriza importação de lixo reciclável e gera reação

Medida abre exceções à proibição prevista em lei e ameaça trabalho dos catadores

24/04/2025
Notícias

Embalagem de macarrão tem baixa reciclabilidade no Brasil

Plástico BOPP é rejeito para 90% das cooperativas do país

23/04/2025
Notícias

Ambev e Polen investem R$ 12 milhões em centros de reciclagem

Projeto inclui hubs em três regiões do país e apoio direto a catadores e cooperativas

22/04/2025