Recicla Sampa - Boticário constrói lojas com 3 toneladas de plástico reciclado
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Boticário constrói lojas com 3 toneladas de plástico reciclado

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Uma das unidades fica próxima ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Foto: Divulgação

O Grupo Boticário tem o objetivo de aumentar a sustentabilidade e reciclagem na empresa. Por meio de um projeto piloto, a empresa instalou uma loja "pop-up" sustentável no Parque Ibirapuera, na capital paulista a partir de 3 toneladas de plástico reciclado, utilizados para construir desde o piso até as paredes.

Além da unidade localizada próxima ao Portão 10 do Parque, o grupo de perfumarias abrirá mais oito unidades pelo país: duas no Paraná, duas no Rio Grande do Sul, três em São Paulo e uma no Ceará. No parque de São Paulo, a loja possui 47,5 metros quadrados e vende produtos da linha sustentável do Boticário, seja na composição ou na embalagem. Todas as unidades funcionarão por 45 dias e estão abertas durante a temporada de vendas de Natal.

De acordo com André Farber, vice-presidente de negócios e franquias da companhia, uma das propostas é mostrar para o consumidor o programa de logística reversa do grupo. Todas as 4 mil lojas da empresa funcionam como pontos de coleta de embalagens de cosméticos - tanto de produtos da marca quanto de concorrentes. Parte do material reciclável recolhido nesse projeto será usado para construir as demais unidades temporárias.

Segundo Farber, a sustentabilidade é um objetivo para toda a cadeia do Grupo. A proposta é ampliar a reutilização dos materiais aos poucos. "Nosso compromisso é ampliar a sustentabilidade em nossa cadeia, sempre que for possível. A ideia é que todas as novas versões de produtos se mostrem um pouco mais sustentáveis do que as anteriores", explica o executivo.

Concorrência

De acordo com o consultor em marcas, Jaime Troiano, da empresa Troiano Branding, embora a Natura, principal concorrente da Boticário, seja conhecida por sua sustentabilidade, é natural que o Boticário caminhe para um protagonismo nessa área. "Esse território do meio ambiente é coletivo, não pertence mais a uma ou outra marca", diz.

"Todo mundo está falando da defesa da Amazônia. O assunto não é mais uma propriedade individual. Abordá-lo hoje é obrigação de todos", finaliza.

Fonte: Exame

Texto produzido em 13/11/2020


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024