Recicla Sampa - Carrefour transforma restos de alimentos em composto orgânico
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Carrefour transforma restos de alimentos em composto orgânico

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
O produto foi lançado antes da quarentena. Foto: Ciclo Vivo

A rede de varejos francesa Carrefour passará a coletar os resíduos alimentares gerados nas 48 lojas do país a fim de que se tornem composto orgânico, uma espécie de adubo para o solo e plantas.

A ação tem o objetivo de compostar (processo que transforma restos de alimentos em adubo) de 350 a 400 toneladas de frutas, legumes, verduras, ovos e sobras do setor da peixaria e da padaria.

O composto orgânico será vendido em pacotes de cinco quilos em quase todas as unidades da rede, com exceção dos estados do Ceará e Amazonas.

O processo de coletar os alimentos, compostar e embalar leva cerca de 120 dias. Este primeiro ciclo já conseguiu produzir em torno de 80 mil unidades de matéria-prima orgânica, de acordo com Lucio Vicente, head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

O profissional explica que a compostagem é a última etapa do processo da economia circular, que visa o reaproveitamento dos produtos e os coloca de volta ao mercado consumidor, gerando menos impacto ambiental. “Alimentos próximos do vencimento são vendidos com até 50% de desconto nas gôndolas. Se não houver o consumo, são destinados primeiro a banco de alimentos, em seguida a empresas que produzem alimentação animal e, por último, a compostagem”, disse em entrevista ao Globo Rural.

O produto foi lançado antes da quarentena e Vicente revela que o composto tem demonstrado boa aceitação dos consumidores, principalmente porque o público, ultimamente com o isolamento social, está mais interessado em cultivar hortas, flores e plantas em casa.

“Nós acreditamos que a migração do trabalho para casa pode potencializar as vendas, mas não foi o principal fator de lançamento. Porém, faz total sentido ter esse apelo no momento em que as pessoas estão com olhar mais sensível para questões ambientais”, enfatiza.

Fonte: Globo Rural

Texto produzido em 22/07/2020


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024