20 de Agosto de 2020,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A rede de varejos francesa Carrefour passará a coletar os resíduos alimentares gerados nas 48 lojas do país a fim de que se tornem composto orgânico, uma espécie de adubo para o solo e plantas.
A ação tem o objetivo de compostar (processo que transforma restos de alimentos em adubo) de 350 a 400 toneladas de frutas, legumes, verduras, ovos e sobras do setor da peixaria e da padaria.
O composto orgânico será vendido em pacotes de cinco quilos em quase todas as unidades da rede, com exceção dos estados do Ceará e Amazonas.
O processo de coletar os alimentos, compostar e embalar leva cerca de 120 dias. Este primeiro ciclo já conseguiu produzir em torno de 80 mil unidades de matéria-prima orgânica, de acordo com Lucio Vicente, head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.
O profissional explica que a compostagem é a última etapa do processo da economia circular, que visa o reaproveitamento dos produtos e os coloca de volta ao mercado consumidor, gerando menos impacto ambiental. “Alimentos próximos do vencimento são vendidos com até 50% de desconto nas gôndolas. Se não houver o consumo, são destinados primeiro a banco de alimentos, em seguida a empresas que produzem alimentação animal e, por último, a compostagem”, disse em entrevista ao Globo Rural.
O produto foi lançado antes da quarentena e Vicente revela que o composto tem demonstrado boa aceitação dos consumidores, principalmente porque o público, ultimamente com o isolamento social, está mais interessado em cultivar hortas, flores e plantas em casa.
“Nós acreditamos que a migração do trabalho para casa pode potencializar as vendas, mas não foi o principal fator de lançamento. Porém, faz total sentido ter esse apelo no momento em que as pessoas estão com olhar mais sensível para questões ambientais”, enfatiza.
Fonte: Globo Rural
Texto produzido em 22/07/2020
Certificação coroa engajamento ambiental de alunos e professores da escola da zona leste
Prática afeta diretamente os catadores, cujas condições de trabalho se deterioram
Inserção permitirá que organizações do setor operem com menos burocracia
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo