Recicla Sampa - Em razão da quarentena, cai geração de lixo em Fernando de Noronha
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Em razão da quarentena, cai geração de lixo em Fernando de Noronha

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
O lugar está fechado para turismo desde 21 de março. Foto: ESDomingos / Pixabay

Diminuiu em 50% a produção de lixo na ilha de Fernando de Noronha, no nordeste pernambucano, de acordo com dados da empresa responsável pela limpeza urbana do local. Lá, foram implantadas ações restritivas para conter a pandemia causada pela Covid-19.

A quantidade de materiais coletados passou de dez toneladas por dia para cinco. Antes do isolamento social, a empresa de limpeza informou que realizava o serviço básico de recolhimento do lixo para aproximadamente 10 mil pessoas, entre moradores, trabalhadores e turistas.  De acordo com a Administração do Distrito, atualmente há apenas 3.800 pessoas na ilha.

“Agora, estamos recolhendo mais lixo reciclável. As pessoas estão mais em casa e passaram a ter um consumo maior, mas o número de pessoas é menor”, disse o gerente da Unidade de Tratamento de Lixo, Edgar Amaro Júnior ao G1

O lugar está fechado para turismo desde 21 de março. Muitos profissionais que se beneficiam do turismo, assim como moradores irregulares, deixaram a ilha, pois pousadas, bares e restaurantes estão fechados.

A limpeza da cidade é um dos serviços básicos essenciais. Com a diminuição das pessoas e de serviços, também reduziu a quantidade de profissionais. De 82 colaboradores passaram a ser 50, atualmente.

“Como estamos no período chuvoso, além da coleta domiciliar, nós reforçamos as ações de limpeza de canaletas e valas para evitar a proliferação de ratos, que causam a leptospirose, e do aedes aegypti, que é transmissor de várias doenças como a dengue”, falou Edgar Júnior.

Além disso, os funcionários também seguem as determinações de higiene para evitar a contaminação dos trabalhadores. “Estamos fazendo descontaminação diária e limpeza nos alojamentos e nas máquinas que operamos. Os equipamentos passam por descontaminação para minimizar o risco de disseminação do novo coronavírus”. O gerente também informou que as viagens dos profissionais ao continente estão suspensas enquanto ocorrer a pandemia.

Fonte: G1

Texto produzido em 22/05/2020


Últimas

Notícias

Governo Federal abre consulta pública sobre rejeitos do lixo plástico

Ministério do Meio Ambiente propõe regras técnicas para destinação após triagem final

30/01/2026
Notícias

Tratado do Alto Mar da ONU entra em vigor

Brasil lidera acordo global voltado à biodiversidade, clima e governança dos oceanos

28/01/2026
Notícias

Avenida Nove de Julho recebe primeiro Corredor Verde de SP

Iniciativa integra mobilidade urbana, sustentabilidade e planejamento ambiental

26/01/2026
Notícias

Vidro reciclado já compõe mais de 30% das garrafas no Brasil

Índice supera meta legal e reforça importância da coleta seletiva no país

23/01/2026