01 de Abril de 2020,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
É com o apelido de Carioca que Telines Basílio Nascimento Júnior é conhecido no mundo das cooperativas em São Paulo. Aos 54 anos, o cooperado que veio de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, para “fazer fortuna” na capital, comanda hoje um exército de mais de 200 funcionários na cooperativa onde é presidente, a Coopercaps.
Com renda média de 2 mil reais, salário considerado acima da média entre os catadores, ele construiu uma história de sucesso durante esses 30 anos à frente da comunidade. “Eu acho que o que nos diferencia é vermos a cooperativa como um negócio”.
A Coopercaps recebe cerca de 250 toneladas mensais, todas provenientes da coleta, pontos de entrega montados em parceria com a rede Pão de Açúcar de Supermercados e atuação na Central Mecanizada de Triagem, localizada dentro da Ecourbis, uma das empresas que fazem a coleta de resíduos em São Paulo.
Os percalços foram muitos. A vida era dura, ainda mais há 30 anos quando os carroceiros eram vistos com mais preconceito. Mas as superações e, hoje, o sucesso no mercado de cooperativas inspiraram uma super reportagem no site Ecoa, portal ambiental mantido pelo Uol.
“Eu fiquei muito feliz com a entrevista. Gosto de contar minha história para inspirar as pessoas e mostrar que é possível superar o vício, a tristeza e ter um futuro. Quero que saibam que, no final do túnel, não é um trem que vem para atropelar sua vida, e sim uma luz para te salvar”, conta.
Carioca também já foi personagem por aqui. O Recicla contou sua história no ano passado. “Como a rede de catadores é grande e tem milhares de colaboradores, sempre recebo mensagens de alguém que leu. São essas demonstrações que me preenchem como ser humano. Isso não tem preço”.
Texto produzido em 31/03/2020
Brasil se abstém de assinar proposta liderada pela França, batizada de Apelo de Nice
Programas de logística reversa foram suspensos por decisão dos patrocinadores
Pontos de coleta estão disponíveis em centenas de cidades de todos os estados do Brasil
Iniciativa comprova que integrar esforços gera impactos ambientais e sociais expressivos