Veja outros artigos relacionados a seguir
Apesar de tantas informações sobre a importância da reciclagem, cenas de sofás, colchões e outros utensílios descartados em rios, córregos e calçadas ainda são frequentes. Para a jornalista chilena Paulina Chamorro esse tipo de comportamento ainda é fruto da falta de informação. Foi ela que o Recicla recebeu para um bate papo em um dos episódios da nova Websérie do movimento.
"Nosso papel como comunicador é apoiar e contribuir para ampliar as vozes sobre o meio ambiente e disseminar a informação para o maior número de pessoas possível", diz.
Uma pesquisa da consultora global Ipsos, publicada em 2019, aponta que a maioria dos brasileiros não sabe como funciona a coleta seletiva de recicláveis e desconhece sobre os tipos de materiais que são reaproveitáveis. O estudo chamado “Um Mundo Descartável - O Desafio das Embalagens e do Lixo Plástico” perguntou se as pessoas acham que as regras de reciclagem de lixo doméstico são claras. Cerca de 54% dos entrevistados responderam que não.
Diante desse cenário, qual é o papel da comunicação na divulgação, discussão e popularização das questões relacionadas a coleta seletiva e meio ambiente? É esse o debate a que se propõe o apresentador Cazé Peçanha, o repórter ambiental americano Matthew Shirts e a jornalista Paulina Chamorro.
Paulina é chilena, radicada no Brasil, e possui mais de 20 anos de experiência com jornalismo ambiental. Trabalhou durante muitos anos nos jornais do Grupo O Estado de S.Paulo e na Rádio Eldorado, criando e executando estratégias de comunicação ambiental.
Durante três anos, ela percorreu toda a costa brasileira realizando o projeto Mar Sem Fim, série de documentários exibida pela TV Cultura. Além disso, a jornalista recebeu duas vezes o prêmio socioambiental Chico Mendes, um dos mais importantes do país na área de meio ambiente. Ela também é fundadora da Liga das Mulheres pelo Oceano, colaboradora na National Geographic Brasil e há quatro anos apresenta o Podcast Vozes do Planeta, que pode ser acessado pelo Spotify.
Para ela, o cenário ambiental evoluiu nos últimos vinte anos, apesar de ainda ter muito a ser feito.
“Talvez, possamos ter avançado em fazer compreender coisas que não se achava tão importante como, por exemplo, a questão da importância da reciclagem”, afirma.
Ao longo do programa, a especialista fala ainda sobre a situação do consumo e reciclagem de plástico no Brasil e os desafios que ainda encontramos nesse setor. “Nós sabemos quais são as soluções: a introdução da economia circular, parar de usar, mudar a forma de produção e outros fatores. A grande pergunta é ‘por que não estamos conseguindo virar a chave?’”, questiona.
Confira o vídeo acima com o conteúdo da entrevista na íntegra.
Você também pode acompanhar outros debates importantes do Podcast do Recicla. Confira a lista dos participantes:
- Andrea Alvares, vice-presidente de marca, inovação, internacionalização e sustentabilidade da Natura;
- Amanda Cruz, embaixadora na ONU e Idealizadora do Climathon Brasil e Perifa Sustentável;
- Carioca, presidente da Cooperativa de Coleta Seletiva de São Paulo;
- Carlo Pereira, diretor-executivo do Pacto Global da ONU;
- Carlos Antônio, catador de resíduos da capital;
- Luciano Loubet, promotor de Justiça (MS);
- Mateus Mendonça, sócio-diretor da consultoria Giral;
- Mundano, Criador do PIMP MY CARROÇA;
- Paulo Artaxo, cientista, físico e professor da USP;
- Ricardo Abramovay, professor de Filosofia da USP;
- Suzana Kahn, professora de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Texto produzido em 17/12/2020
Evento na capital paulista debate transição para uma indústria da moda sustentável
Referência no Brasil, empresa foi convidada para participar de dois painéis em Dubai
Para participar da coleta nas praias e ruas basta fazer sua inscrição no site da ONG
Plástico foi material mais encontrado e marcou presença em 88% das análises