24 de Marco de 2020,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Como sabemos, as sacolas plásticas, mesmo que criadas para facilitar nossas vidas, são um grande problema para o meio ambiente. Atualmente, existem diversas alternativas para seu uso, e redes de supermercado já distribuem ou comercializam opções retornáveis. Mesmo assim, muita gente ainda opta por utilizar a vilã de uso único. Para conscientizar seus clientes de forma bem-humorada, um mercado no Canadá resolveu distribuir sacolas plásticas com frases, digamos, embaraçosas.
O East West Market, em Vancouver, especializado em produtos naturais e orgânicos, começou a cobrar uma taxa de seus consumidores por cada sacola plástica adquirida, visando a desmotivar o consumo do item. Ao perceber que os fregueses não se importavam em pagar, resolveram agir com outra estratégia. O estabelecimento criou uma série de sacolas com nomes de lojas e marcas fictícias, com slogans constrangedores, como “O mundo maluco do empório dos vídeos adultos” ou “O atacadão das pomadas de verrugas”. Logo abaixo da frase, aparece estampado: “Evite passar vergonha. Traga a sua sacola reutilizável”.
“Queremos ajudar os clientes a se lembrarem de suas retornáveis de uma maneira marcante", afirmou David Lee Kwen, dono do empreendimento, em entrevista ao veículo Vancouver is Awesome.
A medida tem surtido efeito e o público mostrou que entendeu a divertida e bem-intencionada mensagem.
O Canadá tem demonstrado ser um forte aliado no combate aos resíduos plásticos. No começo de junho de 2019, o governo anunciou a proibição de plásticos descartáveis a partir de 2021. Com o impedimento, sacolas, canudos e talheres plásticos estarão banidos.
Fontes: Conexão Planeta, B9, Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Texto produzido em 27/08/2019
Unidade localizada em Bebedouro vai reduzir emissões e substituir combustíveis fósseis
Projeto resgata peças de marcas renomadas e oferece gratuitamente aos consumidores
Novos veículos de coleta vão deixar de consumir 65 mil litros de óleo diesel por mês
Inscrições para o edital Tudo na Circularidade devem ser feitas dia 5 de maio