Unesco comemora o Dia Internacional da Reciclagem

17/05/2021

Em 17 de maio é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem, declarado oficialmente pela UNESCO para estimular a reflexão sobre os nossos hábitos de consumo e sobre a maneira como tratamos e descartamos o lixo gerado em nossas casas, em nossos ambientes de trabalho, de estudo e de lazer.

Em resumo, a reciclagem é reconhecida mundialmente como o mecanismo pelo qual determinado material é processado para ser reutilizado posteriormente. É a maneira encontrada para evitar o desperdício dos recursos naturais com foco na sustentabilidade ambiental.

A maioria dos especialistas afirma que foi na “Era de Ouro do Capitalismo”, após a Segunda Guerra Mundial, que o crescimento do consumo em massa e o aumento dos resíduos sólidos chamaram a atenção para a necessidade da redução de lixo.

Mais recentemente, com perspectivas de aquecimento global e com o uso excessivo dos recursos naturais, a pauta passou a ser uma prioridade para povos, governos e ONGs de todo o planeta. 

Seu principal objetivo é evitar a poluição de ecossistemas através da ampliação do reaproveitamento de itens que já foram inseridos no mercado, minimizando assim os impactos ambientais de uma nova produção.

O vidro, o papel, as latinhas de alumínio e o plástico são os materiais recicláveis mais “famosos”, mas atualmente também é possível reciclar lâmpadas, pneuseletroeletrônicos, óleo de cozinha, tecidos, diferentes tipos de metais e até mesmo o lixo orgânico, através das técnicas de compostagem

Existem algumas atitudes necessárias para você abraçar as práticas sustentáveis e de reciclagem. Elas são conhecidas como os 5 Rs da reciclagem: Repense (seus hábitos e comportamentos de consumo); Reduza (o desperdício); Recuse (descartáveis e outros vilões da natureza); Reúse (procure alternativas para os objetos sem utilidades) e Recicle (qualquer material reciclável).

Sempre verifique se a produção do que você anda usando em casa é feita com materiais recicláveis. Procure o símbolo! Foto: e_mikh / envato

VOCÊ PODE AJUDAR! 

O seu papel é fundamental para evitar o uso excessivo dos recursos naturais do planeta. Uma primeira dica é verificar se a produção do que você anda usando em casa é feita com materiais recicláveis. 

Para isso, basta procurar o símbolo da reciclagem nas embalagens. São aquelas setinhas que apontam uma para outra em formato triangular. A segunda dica é separar o lixo em dois: comum e reciclável

Assim, você garante que os resíduos sejam encaminhados corretamente para uma Central Mecanizada de Triagem ou para uma cooperativa de catadores de lixo reciclável

Caso você ainda não pratique a coleta seletiva, aí estão algumas dicas para começar! 

Faça sua parte! 

  • Tenha duas lixeiras em casa para separar o lixo comum do reciclável, isso facilita o processo.
     
  • Higienize suas embalagens antes de descartá-las para a coleta, o importante é utilizar água de reuso ou guardanapos sujos no procedimento. 
     
  • Fique atento aos dias e horários que o caminhão da coleta seletiva passa na sua residência, não misture os sacos do comum com os recicláveis.
     
  • Coloque o lixo para coleta com poucas horas de antecedência, assim, ele não corre o risco de ser levado pela chuva, entupindo bueiros e causando enchentes.

Texto produzido em 17/05/2021

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados