Confira dicas de livros para incentivar a sustentabilidade na criançada

08/10/2020

Imagem - 6 dicas de obras literárias para entreter os pequenos e despertar o interesse pelo meio ambiente. Foto: Freepik

6 dicas de obras literárias para entreter os pequenos e despertar o interesse pelo meio ambiente. Foto: Freepik

Que tal aproveitar este Dia das Crianças e incentivar o hábito da leitura com a prática da sustentabilidade? O Recicla separou cinco livros infantis que podem fazer a diferença no dia a dia dos pequenos e do meio ambiente. Confira!

 

1 - Seis razões para diminuir o lixo no mundo

Publicado pela editora Escritinha, os autores Nilson José Machado e Silmara Rascalha Casadei escreveram a obra de forma lúdica e poética. Este livro mostra curiosidades e a origem da palavra "lixo", assim como seus diferentes tipos. Além disso, o conteúdo traz reflexões e propõe a consciência e o desafio de cada um cuidar do seu próprio resíduo.

 

 2 -  O menino do dedo verde

Este livro é considerado um clássico para quem deseja inserir a criança no universo do meio ambiente. Ele conta a história do personagem Titsu, um menino que ressuscita o verde ao tocar em qualquer coisa, além de deixar a alegria por onde passa.

 

3 - A perigosa vida dos passarinhos pequenos

Nesta obra, a jornalista econômica Miriam Leitão estreia na literatura infantil. Muita gente não sabe, mas a profissional é apaixonada por pássaros, ecologia e sustentabilidade. No livro, ela conta a história de sabiás, andorinhas, beija-flores, canarinhos-da-terra, coleirinhos e outras diversas espécies que vivem soltos pela natureza. O cenário para o conto é a fazenda Brejo Novo, no local o conteúdo aborda sobre o medo dos passarinhos em relação ao homem e as aves maiores, também traz uma reflexão sobre a falta de árvores para ficar, conforme a população vai aumentando.

 

4 - A árvore generosa

A história conta o carinho entre uma árvore e um menino que também a amava. Porém, o personagem cresce e começa a desejar muito mais que a simples companhia de sua amiga da terra. Ele passa a querer dinheiro, casa, uma esposa e a árvore, sem muitos recursos para ajudá-lo, mas disposta a qualquer coisa para vê-lo feliz, vai se desfazendo aos poucos, mostrando que, pelo amor do menino pode abrir mão de sua própria existência.

 

5 - Uma tarde na Amazônia

Nesta obra, a autora Mary Pope Osborne conta sobre as aventuras de João e Aninha pela Amazônia. Eles se deparam com formigas carnívoras, uma onça-pintada e outros animais nativos. No conteúdo, Mary descreve as partes boas e perigosas de uma floresta tropical.

 

6 - Meio Ambiente. Uma introdução para crianças

Neste livro, os pequenos embarcam em um conhecimento sobre meio ambiente. Eles aprendem sobre a realidade em que vivemos atualmente como a escassez da água, a qualidade do ar, a construção de hidrelétricas, espécies de animais em extinção, produção de energia eólica, aquecimento global, reciclagem, erosão do solo e muito mais.

Fonte: Uol

Texto produzido em 22/09/2020

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados