18 de Dezembro de 2020,09h05
Veja outros artigos relacionados a seguir
No Brasil, mais de 6 milhões de toneladas de resíduos urbanos não são coletadas e cerca de 30 milhões de toneladas de lixo são enviadas para quase 3 mil locais inadequados, como os lixões, ainda existentes em todas as regiões do país. Isso impacta na saúde de 7,5 milhões de brasileiros e traz um custo anual de 1 bilhão de dólares aos cofres públicos. Os dados fazem parte da última publicação do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil publicado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE).
Para discutir esses dados, o Recicla Sampa convidou o diretor-presidente da ABRELPE, Carlos Roberto Vieira da Silva Filho, para falar sobre o cenário da coleta e reciclagem. A iniciativa faz parte de uma websérie com 12 episódios inéditos sobre sustentabilidade e assuntos relacionados a resíduos. Cada conteúdo contempla uma entrevista com um profissional ambiental. O novo Podcast Recicla Sampa, que pode ser acessado aqui no site e pelo Youtube, é apresentado por Cazé Peçanha e o jornalista ambiental americano Matthew Shirts.
Uma das maiores preocupações ambientais no Brasil é a extinção dos lixões, locais que não possuem autorização para descarte de resíduos. Eles não contêm preparos adequados para receber os materiais, por isso podem acabar contaminando o solo, os lençóis freáticos e as águas de uma região.
“Temos uma lei que existe há 10 anos e ela é muito clara sobre a necessidade de acabar com esses espaços irregulares”, afirma o jornalista ambiental Matthew Shirts.
De acordo com estudos feitos pela ABRELPE, os lixões são tão prejudiciais para a população que podem matar mais do que a malária. “Constatamos que pessoas que moram próximas a esses lugares possuem vários problemas de saúde, como respiratório, de pele e outras questões”, explica Carlos.
Universalizar o saneamento e destinar corretamente os resíduos são os grandes desafios governamentais para erradicar os lixões e sanar problemas relacionados ao lixo. “Os resíduos sólidos podem ser importantes para a retomada da economia em razão do seu valor de mercado, sem falar que hoje em dia a população pede medidas mais concretas para proteger o meio ambiente”.
Saber de quem é a responsabilidade pelo lixo e entender como funcionam as políticas públicas em relação aos resíduos são alguns dos assuntos que serão discutidos por Carlos, profissional que acompanha de perto o cenário dos resíduos no Brasil e no mundo, no Podcast do Recicla.
Assista acima ao bate-papo na íntegra.
Além do diretor-executivo da ABRELPE, confira outras personalidades altamente engajadas em sustentabilidade que fazem parte da Websérie do Recicla:
- Andrea Alvares, vice-presidente de marca, inovação, internacionalização e sustentabilidade da Natura;
- Amanda Cruz, embaixadora na ONU e Idealizadora do Climathon Brasil e Perifa Sustentável;
- Carioca, presidente da Cooperativa de Coleta Seletiva de São Paulo;
- Carlo Pereira, diretor-executivo do Pacto Global da ONU;
- Carlos Antônio, catador;
- Luciano Loubet, promotor de Justiça (MS);
- Mateus Mendonça, sócio-diretor da Giral;
- Mundano, Criador do PIMP MY CARROÇA;
- Paulina Chamorro, jornalista ambiental;
- Paulo Artaxo, cientista, físico e professor da USP;
- Ricardo Abramovay, professor de Filosofia da USP;
- Suzana Kahn, professora de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Texto produzido em 11/12/2020
Evento na capital paulista debate transição para uma indústria da moda sustentável
Referência no Brasil, empresa foi convidada para participar de dois painéis em Dubai
Para participar da coleta nas praias e ruas basta fazer sua inscrição no site da ONG
Plástico foi material mais encontrado e marcou presença em 88% das análises