Neste Dia das Crianças, confira 5 dicas de filmes sobre meio ambiente

05/10/2020

Imagem - Desenhos animados ajudam a disseminar educação ambiental. Fonte: Freepik

Desenhos animados ajudam a disseminar educação ambiental. Fonte: Freepik

Já que estamos mais em casa para nos protegermos contra o Coronavírus, nada como escolher boas animações para divertir os pequenos e ainda despertar o interesse sustentável deles neste Dia das Crianças. O Recicla separou cinco dicas de filmes que unem mensagens ecológicas e diversão. Confira:

1 - Procurando Nemo

Além de uma história emocionante entre pai, filho e uma amiga animada (Dory), o filme mostra como funciona o vasto ecossistema marinho a partir das aventuras motivada pela busca do desaparecimento de um peixe palhaço, o Nemo. Capturado por um pescador, ele passa a morar em um aquário. Isso faz com que que seu pai saia de sua zona de conforto e vá procurar por seu filho. Nesse enredo, o filme aproveita para criticar a poluição dos mares. É possível comprar a animação pelo Youtube e assistir.

 

2 - Os Sem Floresta

Como o próprio nome da animação afirma, trata-se da história de animais que perderam seu habitat natural, a floresta, e vivem em uma espécie de praça rodeados por condomínios residenciais. Também mostra a adaptação de cada personagem nesse novo estilo de vida urbana. De forma clara, o filme é uma crítica a destruição da floresta e a degradação do meio ambiente. Vale a pena assistir com a criançada. A animação está disponível na Netflix.

 

3 - Rio

O filme é dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha e conta a história de Blu, uma ararinha-azul que foi capturada de seu habitat natural ainda filhote, no Brasil, para seguir em uma viagem ilegal até os Estados Unidos. Durante o percurso, a caixa onde estava abrigado cai acidentalmente em um dos estados americanos mais frios e ele passa a ser cuidado por uma menina. O filme mostra algumas mensagens importantes como: a ilegalidade do tráfico de animais, o difícil trabalho de profissionais que cuidam dos bichos recuperados do tráfico e o quanto é complicado conseguir reinseri-los na natureza. É possível assistir o filme no Telecine Play.

 

4 - Tá chovendo hambúrguer

A animação traz o inventor Flint Lockwood, criador de várias invenções malucas, entre ela uma máquina que transforma água em comida. A partir de sua descoberta, o invento começa a ser usado por toda a sociedade. Após o excesso de uso, a máquina quebra e as comidas em excesso começam a se tornar um grande problema na cidade do inventor. De uma maneira lúdica, a animação é uma crítica ao consumismo exagerado. O filme está disponível na Netflix.

 

5 - A era do Gelo

A animação tem como personagens principais alguns animais que já foram extintos, como mamutes, tigre dente-de-sabre e muitos outros que vão aparecendo nas outras continuações do desenho. Com muita diversão e criatividade, o conteúdo do filme aborda temas como o aquecimento global, extinção das espécies e mudanças climáticas. O que nos faz refletir sobre a atual situação que vivemos no mundo. A animação está disponível no Telecine Play.

Fonte: Cine Pop e Unesp

Texto produzido em 16/09/2020

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados