05 de Outubro de 2020,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Já que estamos mais em casa para nos protegermos contra o Coronavírus, nada como escolher boas animações para divertir os pequenos e ainda despertar o interesse sustentável deles neste Dia das Crianças. O Recicla separou cinco dicas de filmes que unem mensagens ecológicas e diversão. Confira:
1 - Procurando Nemo
Além de uma história emocionante entre pai, filho e uma amiga animada (Dory), o filme mostra como funciona o vasto ecossistema marinho a partir das aventuras motivada pela busca do desaparecimento de um peixe palhaço, o Nemo. Capturado por um pescador, ele passa a morar em um aquário. Isso faz com que que seu pai saia de sua zona de conforto e vá procurar por seu filho. Nesse enredo, o filme aproveita para criticar a poluição dos mares. É possível comprar a animação pelo Youtube e assistir.
2 - Os Sem Floresta
Como o próprio nome da animação afirma, trata-se da história de animais que perderam seu habitat natural, a floresta, e vivem em uma espécie de praça rodeados por condomínios residenciais. Também mostra a adaptação de cada personagem nesse novo estilo de vida urbana. De forma clara, o filme é uma crítica a destruição da floresta e a degradação do meio ambiente. Vale a pena assistir com a criançada. A animação está disponível na Netflix.
3 - Rio
O filme é dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha e conta a história de Blu, uma ararinha-azul que foi capturada de seu habitat natural ainda filhote, no Brasil, para seguir em uma viagem ilegal até os Estados Unidos. Durante o percurso, a caixa onde estava abrigado cai acidentalmente em um dos estados americanos mais frios e ele passa a ser cuidado por uma menina. O filme mostra algumas mensagens importantes como: a ilegalidade do tráfico de animais, o difícil trabalho de profissionais que cuidam dos bichos recuperados do tráfico e o quanto é complicado conseguir reinseri-los na natureza. É possível assistir o filme no Telecine Play.
4 - Tá chovendo hambúrguer
A animação traz o inventor Flint Lockwood, criador de várias invenções malucas, entre ela uma máquina que transforma água em comida. A partir de sua descoberta, o invento começa a ser usado por toda a sociedade. Após o excesso de uso, a máquina quebra e as comidas em excesso começam a se tornar um grande problema na cidade do inventor. De uma maneira lúdica, a animação é uma crítica ao consumismo exagerado. O filme está disponível na Netflix.
5 - A era do Gelo
A animação tem como personagens principais alguns animais que já foram extintos, como mamutes, tigre dente-de-sabre e muitos outros que vão aparecendo nas outras continuações do desenho. Com muita diversão e criatividade, o conteúdo do filme aborda temas como o aquecimento global, extinção das espécies e mudanças climáticas. O que nos faz refletir sobre a atual situação que vivemos no mundo. A animação está disponível no Telecine Play.
Texto produzido em 16/09/2020
Brasil se abstém de assinar proposta liderada pela França, batizada de Apelo de Nice
Programas de logística reversa foram suspensos por decisão dos patrocinadores
Pontos de coleta estão disponíveis em centenas de cidades de todos os estados do Brasil
Iniciativa comprova que integrar esforços gera impactos ambientais e sociais expressivos