Designers criam móveis para crianças com brinquedos reciclados

24/04/2020

Imagem - Todos os produtos possuem um toque lúdico, estimulando a criatividade e a conscientização ambiental entre os pequenos. Foto: Deezen

Todos os produtos possuem um toque lúdico, estimulando a criatividade e a conscientização ambiental entre os pequenos. Foto: Deezen

Levando em conta a guerra contra a poluição plástica em todo o mundo, diversas companhias estão surgindo em busca de inovações e soluções para amenizar este problema. Exemplo disso é a ecoBirdy, empresa belga que nasceu com base na economia circular e busca produzir móveis para crianças a partir da coleta e reutilização de brinquedos plásticos antigos.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre os designers Joris Vanbriel e Vanessa Yuan, que dedicaram dois anos de estudos sobre reciclagem sustentável e optaram por criar peças diferenciadas. O processo começa com o envio dos objetos coletados ao centro de reaproveitamento, onde cada item é verificado manualmente, triturado e higienizado. Um procedimento automático classifica os elementos e, em seguida, um laboratório garante a qualidade do componente. De acordo com o Ciclo Vivo, a entidade afirma que todas as etapas do método são verificadas por pessoas e equipamentos, para evitar a contaminação.

O material resultante desse reprocessamento é totalmente isento de químicos nocivos, sendo 100% seguro para todas as idades.

“Ao dar ao plástico velho uma nova vida, nosso objetivo é libertar nosso ecossistema do seu impacto pernicioso. Como utilizamos tecnologias inovadoras, feitas para a reutilização de plásticos, não há necessidade de adicionar pigmentos ou resinas”, afirmam os profissionais ao site.

A primeira coleção da marca, fabricada na Itália, traz a cadeira Charlie, a mesa Luisa, o abajur Rhino e o porta-treco Kiwi. Todos os produtos possuem um toque lúdico, estimulando a criatividade e a conscientização ambiental entre os pequenos. A marca ainda elaborou um livro de histórias educativo e um programa escolar, também como parte de seu propósito em educar crianças sobre economia verde. Para conferir os produtos da empresa clique aqui.

Fontes: Ciclo Vivo, Dezeen

Texto produzido em 09/12/2019

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados