Recicla Sampa - Multinacional de reciclagem de alumínio cria centros de coleta no Brasil
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Multinacional de reciclagem de alumínio cria centros de coleta no Brasil

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
O Brasil está na liderança da reciclagem de latas há mais de 10 anos. Foto: Racool / Freepik

A empresa líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, a Novelis, está apostando no potencial econômico e ambiental brasileiro e abrirá centros de coleta em João Pessoa, na Paraíba, em Brasília, no Distrito Federal e em Bauru, no interior de São Paulo. A ação aconteceu depois da multinacional anunciar um investimento no país para aumentar a capacidade da reciclagem do material.

“Acreditamos que expandir nossa presença na região brasileira é uma ótima oportunidade de conscientizar a população, em relação à importância da reciclagem e desenvolvimento do mercado de alumínio no país. Com essas novas unidades, avaliamos a possibilidade de iniciar nossas operações em diferentes regiões e buscar por bons desempenhos locais com a reciclagem”, diz Alfredo Veiga, diretor de Metal da Novelis.

A iniciativa fará parcerias com as cooperativas das regiões, além de objetivar o aumento na compra de latas de bebidas usadas regionalmente. Esses novos pontos de coleta (para localizá-los, acesse aqui), ao todo, possuem a capacidade de processar cerca de 2.100 toneladas de embalagens por mês, facilitando o envio do material usado para Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. É lá que fica uma das sedes principais da empresa, que atualmente é considerada o maior centro de reciclagem da América do Sul.

Os novos centros de coleta irão contribuir mais ainda com a taxa de reciclagem de latas no Brasil. Para se ter uma ideia, em 2018, o índice no país foi de 96,9% de reaproveitamento. O Brasil está na liderança da reciclagem de latas há mais de 10 anos e, de acordo com dados da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), em 2017, foram mais de 300 mil toneladas de embalagens que retornaram ao mercado produtivo. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o consumo de latinhas cresceu 8,5% no mesmo ano.

A Novelis diz que tem participação ativa e fundamental para a conquista desse número, reciclando mais da metade dos materiais na fábrica de Pindamonhangaba. Hoje em dia, a latinha é o principal produto fabricado pela multinacional no Brasil.

A Novelis também pretende expandir a capacidade de sua fábrica de Pindamonhangaba. A unidade elevará a potência da fabricação de latas para 680 mil toneladas por ano e da reciclagem para 450 mil toneladas por ano.  

Fonte: Tem Sustentável

Texto produzido em 02/07/2020


Últimas

Notícias

Governo Federal abre consulta pública sobre rejeitos do lixo plástico

Ministério do Meio Ambiente propõe regras técnicas para destinação após triagem final

30/01/2026
Notícias

Tratado do Alto Mar da ONU entra em vigor

Brasil lidera acordo global voltado à biodiversidade, clima e governança dos oceanos

28/01/2026
Notícias

Avenida Nove de Julho recebe primeiro Corredor Verde de SP

Iniciativa integra mobilidade urbana, sustentabilidade e planejamento ambiental

26/01/2026
Notícias

Vidro reciclado já compõe mais de 30% das garrafas no Brasil

Índice supera meta legal e reforça importância da coleta seletiva no país

23/01/2026