06 de Novembro de 2020,13h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A empresa líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, a Novelis, está apostando no potencial econômico e ambiental brasileiro e abrirá centros de coleta em João Pessoa, na Paraíba, em Brasília, no Distrito Federal e em Bauru, no interior de São Paulo. A ação aconteceu depois da multinacional anunciar um investimento no país para aumentar a capacidade da reciclagem do material.
“Acreditamos que expandir nossa presença na região brasileira é uma ótima oportunidade de conscientizar a população, em relação à importância da reciclagem e desenvolvimento do mercado de alumínio no país. Com essas novas unidades, avaliamos a possibilidade de iniciar nossas operações em diferentes regiões e buscar por bons desempenhos locais com a reciclagem”, diz Alfredo Veiga, diretor de Metal da Novelis.
A iniciativa fará parcerias com as cooperativas das regiões, além de objetivar o aumento na compra de latas de bebidas usadas regionalmente. Esses novos pontos de coleta (para localizá-los, acesse aqui), ao todo, possuem a capacidade de processar cerca de 2.100 toneladas de embalagens por mês, facilitando o envio do material usado para Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. É lá que fica uma das sedes principais da empresa, que atualmente é considerada o maior centro de reciclagem da América do Sul.
Os novos centros de coleta irão contribuir mais ainda com a taxa de reciclagem de latas no Brasil. Para se ter uma ideia, em 2018, o índice no país foi de 96,9% de reaproveitamento. O Brasil está na liderança da reciclagem de latas há mais de 10 anos e, de acordo com dados da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), em 2017, foram mais de 300 mil toneladas de embalagens que retornaram ao mercado produtivo. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o consumo de latinhas cresceu 8,5% no mesmo ano.
A Novelis diz que tem participação ativa e fundamental para a conquista desse número, reciclando mais da metade dos materiais na fábrica de Pindamonhangaba. Hoje em dia, a latinha é o principal produto fabricado pela multinacional no Brasil.
A Novelis também pretende expandir a capacidade de sua fábrica de Pindamonhangaba. A unidade elevará a potência da fabricação de latas para 680 mil toneladas por ano e da reciclagem para 450 mil toneladas por ano.
Fonte: Tem Sustentável
Texto produzido em 02/07/2020
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos