Veja outros artigos relacionados a seguir
A maior cidade do país conta com muitas cores e diferentes matizes, mas existem quatro delas em São Paulo que são consideradas fundamentais para o meio ambiente: verde, cinza, laranja e branco. Isso por que essas são as cores usadas por aqueles que percorrem as ruas da cidade, garantindo a limpeza e a saúde da capital: os profissionais da coleta e da limpeza.
Os trabalhadores que possuem o uniforme verde são os responsáveis por recolher os resíduos recicláveis da cidade. O caminhão da coleta também é da mesma cor. Já os de roupa cinza recolhem o lixo comum.
Os que possuem uniforme branco não passam na frente de nossa casa, mas são fundamentais para manter a limpeza da cidade, ainda mais nesses tempos de pandemia. Eles vão até hospitais, clínicas e estabelecimentos desse segmento para recolher os materiais considerados infectantes, como seringas, medicamentos e outros resíduos de saúde.
Já os colaboradores de uniforme laranja são os responsáveis pela limpeza pública da cidade, como a varrição de ruas e calçadas. Esses trabalhadores são essenciais para a zeladoria da cidade e manutenção de sua limpeza.
Mas para garantir que esses trabalhadores consigam realizar o trabalho de reciclagem com sucesso, é fundamental que a gente comece essa tarefa dentro de casa. Por isso, o Recicla Sampa separou algumas dicas que vão te ajudar na separação dos resíduos:
Quase metade dos entrevistados afirma sempre separar os materiais para reciclagem
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país