Catador trabalha na invisibilidade, diz presidente de Cooperativa

18/12/2020

Se existe uma figura fundamental na preservação do meio ambiente no Brasil é a o catador de lixo. De acordo com uma pesquisa do IPEA, Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, esses trabalhadores participam de 90% da reciclagem de resíduos no país. É por essas e outras razões que o Podcast do Recicla recebe neste episódio o Telines Basílio Nascimento Júnior, que você certamente conhece como Carioca.

No bate papo, com o jornalista Matthew Shirts e o apresentador Cazé Peçanha, o presidente da Coopercaps, cooperativa que fica na zona Sul da capital, compartilha sua experiência à frente da missão que ele entende ir “muito além do meio ambiente”: tem uma função social.

Com geração de emprego, renda e oportunidade para quem foi excluído da sociedade, as 25 cooperativas cadastradas pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), da Prefeitura de São Paulo, são responsáveis por separar os recicláveis por tipo, como plástico, vidro e papel, garantindo a reutilização do que poderia ser enviado diretamente para o aterro sanitário.

"Coletar resíduos pelas ruas é um trabalho invisível. Há 15 anos, éramos vistos com muito preconceito. Mas vejo que, com a conscientização social e ambiental, isso está mudando. A sociedade tem respeitado nosso ofício", afirma Carioca.

Imagem - Carioca fala sobre como funciona uma cooperativa. Foto: Recicla Sampa

Carioca fala sobre como funciona uma cooperativa. Foto: Recicla Sampa

“O Recicla Sampa é o propagador das cooperativas, é praticamente uma porta de acesso para o público geral conhecer o nosso trabalho. Na minha visão, essa é a parte mais importante do movimento: apresentar a história e o dia-a-dia das cooperativas de São Paulo para quem ainda não conhece, porque dentro de cada galpão tem um mundo novo, um mundo que merece ser conhecido”,.

Além de gerar renda para os catadores por meio dos trabalhos oferecidos em sua cooperativa, Carioca tem atuado ainda com o acolhimento aos refugiados africanos, equatorianos e de outros países da América do Sul, empoderamento das catadoras e incentivo aos estudos.

Quer saber mais como as cooperativas podem ajudar na reciclagem do meio ambiente e no incentivo social? Confira esse bate papo completo acima.

Nos outros episódios da nossa Websérie você também terá a oportunidade de conhecer nomes do universo da sustentabilidade e meio ambiente como:

- Andrea Alvares, vice-presidente de marca, inovação, internacionalização e sustentabilidade da Natura.

- Amanda Cruz, embaixadora na ONU e Idealizadora do Climathon Brasil e Perifa Sustentável;

- Carlo Pereira, diretor-executivo do Pacto Global da ONU;

- Carlos Antônio, catador de resíduos da capital;               

- Luciano Loubet, promotor de Justiça (MS);

- Mateus Mendonça, sócio-diretor da consultoria Giral;

- Mundano, Criador do PIMP MY CARROÇA;

- Paulina Chamorro, jornalista ambiental;

- Paulo Artaxo, cientista, físico e professor da USP;

- Ricardo Abramovay, professor de Filosofia da USP;

- Suzana Kahn, professora de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Texto produzido em 18/12/2020

Tags: entrevistas, matérias, vídeos
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados