Veja outros artigos relacionados a seguir
Passar pelo período de confinamento por conta do coronavírus pode ser, às vezes, muito difícil, pois é preciso sempre arranjar algo para passar o tempo e manter a saúde mental em equilíbrio. Mas, podemos aproveitar esse momento para dar espaços a novos hábitos. Pensando nisso, o Recicla Sampa separou 10 sugestões de atividades para você aproveitar essa época com mais qualidade e de maneira mais saudável e sustentável. Confira:
Como você estará mais tempo em casa, seu consumo de alimentos pode aumentar. Então, as sobras de frutas, legumes e verduras podem virar húmus, um excelente produto natural gerado por resíduos orgânicos. Ele pode ser usado para nutrir o solo do seu jardim, horta ou outras plantações. A novidade é que você mesmo pode produzir seu próprio adubo montando uma infraestrutura chamada composteira. Siga o passo a passo e monte a sua.
Você pode criar uma horta cheia de temperos e legumes de sua preferência como manjericão, tomilho, alecrim e outras variedades. Se você montou ou já tem uma composteira, dá para aproveitar o composto natural produzido e nutrir suas plantações com o adubo natural. Além do mais, criando um espaço desse, as idas aos supermercados diminuem e você pode se proteger ainda mais.
Não saia de casa, vá para a cozinha preparar suas comidas preferidas. Se você tiver uma horta, melhor ainda, com a variedade de leguminosas e temperos, você pode elaborar pratos fáceis e ainda ter a chance de comer de forma mais saudável. Separamos aqui algumas sugestões de receitas práticas para você fazer durante a quarentena.
Agora com mais tempo em casa, preparando sua comida e a servindo em pratos de vidro ou louça ou colocando as bebidas em copo de vidro, repare que em nenhum momento você deu chance para o descartável ser usado. Depois que os tempos voltarem ao normal, que tal você começar a evitar o descartável, assim como fez no seu dia a dia dentro de casa?
A pandemia causada pelo coronavírus determinou o isolamento social. Como resultado, há aumento da geração de resíduos domiciliares, por isso é fundamental que sigamos separando o lixo. Lembrando que as Centrais Mecanizadas de Triagem, que separam os resíduos automaticamente por tipo e cor (saiba mais aqui), continuarão operando e a venda desses materiais continuará beneficiando as cooperativas habilitadas pela Prefeitura. Quer saber como separar os resíduos corretamente? Basta clicar aqui.
Os coletores de resíduos continuam trabalhando pelas ruas da capital paulista recolhendo o que foi gerado pelos moradores. É importante que nessa época de isolamento, as pessoas ensaquem duas vezes os materiais descartados e façam um nó bem forte. Os sacos devem ser resistentes, descartáveis e enchidos com até dois terços da capacidade. A medida visa evitar o contato dos trabalhadores com possíveis resíduos contaminados e ainda protege a saúde deles!
Existem muitos documentários brasileiros e estrangeiros que contam sobre a verdadeira situação da geração de resíduos pelo país e pelo planeta. Um deles é o “Trashed – para onde vai nosso lixo”, um dos mais conhecidos e tradicionais audiovisuais sobre o tema que mostra a realidade da gestão do lixo. No Brasil, há o documentário “Lixo Extraordinário”. A obra foi gravada em um dos aterros mais controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Hoje em dia o local também abriga uma biblioteca. O próprio Recicla Sampa possui reportagens que mostram o caminho e o impacto do lixo na cidade de São Paulo, além de filmes que mostram como é feito a reciclagem de alguns materiais. Para mais dicas de obras, clique aqui.
Lavar as mãos com sabão tem sido eficaz para a prevenção contra o coronavírus, porém não é preciso desperdiçar água para higienizar as mãos. Nesse vídeo, o médico Dráuzio Varella ensina a como fazer isso sem desperdício.
Não está usando alguns aparelhos eletrônicos durante a quarentena? Tirando da tomada, você economiza até 20% do consumo de energia de uma casa, de acordo com uma pesquisa feita pela Proteste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.
Caso esteja em home office, geralmente, as casas são mais arejadas e menos dependentes de luz artificial do que os escritórios. Então, use e abuse da luz do sol e só acenda as lâmpadas quando realmente for necessário.
Fonte: Tem Sustentável
Texto produzido em 14/04/2020
Conversamos com as cooperativas de reciclagem e organizamos uma lista de orientações
Saiba como é possível separar o lixo reciclável mesmo sem um sistema municipal estruturado
Iniciativa da Green Mining troca materiais recicláveis por remuneração justa
Programa Recicla Cash ainda será avaliado por diferentes comissões do Senado