10 dicas para uma quarentena mais saudável e sustentável

15/04/2020

Imagem - Novas atividades em seu dia a dia podem contribuir para sua a saúde e para o meio ambiente. Foto: Frimufilms / Freepik

Novas atividades em seu dia a dia podem contribuir para sua a saúde e para o meio ambiente. Foto: Frimufilms / Freepik

Passar pelo período de confinamento por conta do coronavírus pode ser, às vezes, muito difícil, pois é preciso sempre arranjar algo para passar o tempo e manter a saúde mental em equilíbrio. Mas, podemos aproveitar esse momento para dar espaços a novos hábitos. Pensando nisso, o Recicla Sampa separou 10 sugestões de atividades para você aproveitar essa época com mais qualidade e de maneira mais saudável e sustentável. Confira:

Faça uma composteira

 Como você estará mais tempo em casa, seu consumo de alimentos pode aumentar. Então, as sobras de frutas, legumes e verduras podem virar húmus, um excelente produto natural gerado por resíduos orgânicos. Ele pode ser usado para nutrir o solo do seu jardim, horta ou outras plantações. A novidade é que você mesmo pode produzir seu próprio adubo montando uma infraestrutura chamada composteira. Siga o passo a passo e monte a sua.

Cultive uma horta

Você pode criar uma horta cheia de temperos e legumes de sua preferência como manjericão, tomilho, alecrim e outras variedades. Se você montou ou já tem uma composteira, dá para aproveitar o composto natural produzido e nutrir suas plantações com o adubo natural. Além do mais, criando um espaço desse, as idas aos supermercados diminuem e você pode se proteger ainda mais.

Imagem - Cheia de variedades, as hortas são aliadas na hora de cozinhar. Foto: Freepik

Cheia de variedades, as hortas são aliadas na hora de cozinhar. Foto: Freepik

Cozinhe mais

Não saia de casa, vá para a cozinha preparar suas comidas preferidas. Se você tiver uma horta, melhor ainda, com a variedade de leguminosas e temperos, você pode elaborar pratos fáceis e ainda ter a chance de comer de forma mais saudável. Separamos aqui algumas sugestões de receitas práticas para você fazer durante a quarentena.

Evite os descartáveis

Agora com mais tempo em casa, preparando sua comida e a servindo em pratos de vidro ou louça ou colocando as bebidas em copo de vidro, repare que em nenhum momento você deu chance para o descartável ser usado. Depois que os tempos voltarem ao normal, que tal você começar a evitar o descartável, assim como fez no seu dia a dia dentro de casa?

Imagem - Depois que os tempos voltarem ao normal, que tal você começar a evitar o descartável, assim como fez no seu dia a dia dentro de casa? Foto: Freepik

Depois que os tempos voltarem ao normal, que tal você começar a evitar o descartável, assim como fez no seu dia a dia dentro de casa? Foto: Freepik

Separe seus resíduos recicláveis

A pandemia causada pelo coronavírus determinou o isolamento social. Como resultado, há aumento da geração de resíduos domiciliares, por isso é fundamental que sigamos separando o lixo. Lembrando que as Centrais Mecanizadas de Triagem, que separam os resíduos automaticamente por tipo e cor (saiba mais aqui), continuarão operando e a venda desses materiais continuará beneficiando as cooperativas habilitadas pela Prefeitura. Quer saber como separar os resíduos corretamente? Basta clicar aqui.

Imagem - Isolamento social aumentou a geração de resíduos dentro de casa, sigamos separando os materiais. Foto: Freepik

Isolamento social aumentou a geração de resíduos dentro de casa, sigamos separando os materiais. Foto: Freepik

Faça um nó duplo no saco de lixo

Os coletores de resíduos continuam trabalhando pelas ruas da capital paulista recolhendo o que foi gerado pelos moradores. É importante que nessa época de isolamento, as pessoas ensaquem duas vezes os materiais descartados e façam um nó bem forte. Os sacos devem ser resistentes, descartáveis e enchidos com até dois terços da capacidade. A medida visa evitar o contato dos trabalhadores com possíveis resíduos contaminados e ainda protege a saúde deles!

Imagem - Ensacar duas vezes, fazer um nó bem forte e encher até dois terços da capacidade são cuidados que visam evitar o contato dos coletores com possíveis resíduos contaminados. Foto: Jcomp / Freepik

Ensacar duas vezes, fazer um nó bem forte e encher até dois terços da capacidade são cuidados que visam evitar o contato dos coletores com possíveis resíduos contaminados. Foto: Jcomp / Freepik

Informe-se sobre a situação do lixo no mundo

Existem muitos documentários brasileiros e estrangeiros que contam sobre a verdadeira situação da geração de resíduos pelo país e pelo planeta. Um deles é o “Trashed – para onde vai nosso lixo”, um dos mais conhecidos e tradicionais audiovisuais sobre o tema que mostra a realidade da gestão do lixo. No Brasil, há o documentário “Lixo Extraordinário”. A obra foi gravada em um dos aterros mais controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Hoje em dia o local também abriga uma biblioteca. O próprio Recicla Sampa possui reportagens que mostram o caminho e o impacto do lixo na cidade de São Paulo, além de filmes que mostram como é feito a reciclagem de alguns materiais. Para mais dicas de obras, clique aqui.

Imagem - Escolha documentários que mostram a situação da geração de resíduos no Brasil e no mundo para se informar. Foto: Prostooleh / Freepik

Escolha documentários que mostram a situação da geração de resíduos no Brasil e no mundo para se informar. Foto: Prostooleh / Freepik

Feche a torneira enquanto lava as mãos

Lavar as mãos com sabão tem sido eficaz para a prevenção contra o coronavírus, porém não é preciso desperdiçar água para higienizar as mãos. Nesse vídeo, o médico Dráuzio Varella ensina a como fazer isso sem desperdício.

Não deixe o aparelho eletrônico em stand-by

Não está usando alguns aparelhos eletrônicos durante a quarentena? Tirando da tomada, você economiza até 20% do consumo de energia de uma casa, de acordo com uma pesquisa feita pela Proteste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.

Use a luz solar

Caso esteja em home office, geralmente, as casas são mais arejadas e menos dependentes de luz artificial do que os escritórios. Então, use e abuse da luz do sol e só acenda as lâmpadas quando realmente for necessário.

Imagem - Use a luz do sol para suas atividades. Foto: Master1305 / Freepik

Use a luz do sol para suas atividades. Foto: Master1305 / Freepik

Fonte: Tem Sustentável

Texto produzido em 14/04/2020 

Tags: notícias, vídeos
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados